Enquadramento
A Medicina do Adolescente é uma área específica da Pediatria dedicada ao acompanhamento de adolescentes (10 a 18 anos de idade). O âmbito da sua intervenção inclui a monitorização da saúde e a abordagem de diferentes problemas dos adolescentes.
O Centro Multidisciplinar do Adolescente do Hospital Lusíadas Porto complementa a oferta pediátrica e faz a ponte para a idade adulta. A sua atividade interliga-se com as diferentes subespecialidades pediátricas do hospital.
Conscientes das especificidades da abordagem ao adolescente, este Centro tem na sua essência uma perspetiva de abordagem multidisciplinar, integrando um conjunto de profissionais de diferentes áreas que permite dar resposta às diferentes condições que podem afetar os adolescentes, nomeadamente Pedopsiquiatria, Psicologia, Nutrição, Ginecologia, Ortopedia, Dermatologia e Cirurgia.
Áreas de Intervenção
- Alterações do crescimento e do desenvolvimento pubertário;
- Sintomas ou queixas somáticas várias e situações clínicas específicas - cefaleias, dor abdominal, dor torácica, acne, obesidade, distúrbios do sono;
- Dificuldades de aprendizagem e de integração em meio escolar manifestadas por maus resultados académicos (ou alteração recente dos mesmos) e em casos de perturbação de hiperatividade e défice de atenção, desajuste curricular, desmotivação e bullying;
- Orientação profissional;
- Relações familiares "conflituosas" e adaptação a reorganização familiar (pós-divórcio);
- Saúde sexual e reprodutiva e relacionamentos (incluindo alterações menstruais e contraceção);
- Consumos (tabaco, álcool, drogas de abuso);
- Adolescente (e família) com doença crónica (Diabetes Mellitus, Epilepsia, Doença Crohn/Colite Ulcerosa, Artrite Idiopática Juvenil, entre outras);
- Processo de luto;
- Saúde mental (depressão, ansiedade, sintomatologia psicossomática, medos e fobias, lesões autoinfligidas, perturbações de comportamento alimentar).
Se é pai/mãe ou responsável por algum adolescente e tem estas dúvidas
- Sente que não consegue comunicar com o filho?
- Gostaria de tentar perceber melhor a adolescência?
- Estão sempre a discutir?
- O rendimento escolar do seu filho tem-se alterado nos últimos tempos?
- Está preocupado ou o seu filho tem dúvidas sobre o futuro profissional?
- Sente que o seu filho anda triste, se isola ou está muito preocupado com algo?
- O seu filho tem-se queixado persistentemente de algum sintoma?
- Preocupa-se com a forma como o seu filho está a processar um luto?
Se és adolescente e queres saber mais
Porque deves ir a uma consulta de Medicina do Adolescente?
Se te sentes saudável, muito provavelmente não terás nenhum problema de saúde. Mas terás que te manter saudável para que não fiques doente! Assim, esta consulta será uma oportunidade de avaliar como estás e como te podes manter saudável.
Se tens algum problema de saúde conhecido, podemos ajudar-te a tentar que este tenha o menor impacto possível na tua vida.
Se tens dúvidas sobre o teu corpo, desempenho escolar, futuro profissional, relacionamentos ou algo te preocupa, esta consulta poderá ser uma oportunidade para o partilhares com profissionais treinados e habituados a ajudar outros adolescentes com problemas semelhantes aos teus.
O que torna a consulta de Medicina do Adolescente diferente?
Nesta consulta, os profissionais de saúde estão centrados em ti.
Após uma primeira parte da consulta com os teus pais/acompanhantes, serás convidado a ficar a sós com o profissional de saúde para que possas partilhar as tuas preocupações de forma confidencial.
Sempre que haja algum problema específico que justifique o envolvimento de outras especialidades (Dermatologia, Ginecologia, Nutrição, Psicologia, Pedopsiquiatra, Cirurgia, Ortopedia, entre outros) temos uma rede estabelecida de profissionais, também eles habituados a ajudar adolescentes.
Como funciona a consulta de Medicina do Adolescente?
A consulta de Medicina do Adolescente funciona num espaço separado das restantes consultas de Pediatria para que te sintas melhor.
Normalmente, a consulta tem três momentos diferentes. Numa primeira parte da consulta, convidamos os teus familiares/acompanhantes a estarem presentes, para conhecer melhor o teu passado e perceber as suas preocupações e opinião sobre a tua saúde. Posteriormente, poderás ficar a sós com o profissional de saúde. Não deverás encarar esta segunda parte da consulta como um confessionário! Ficar a sós com um profissional de saúde é um direito que tens e tudo o que falarem será confidencial (isto é, o profissional não o poderá partilhar com mais ninguém sem a tua autorização). Aplicam-se algumas exceções que te serão explicadas na consulta. Por fim, terminaremos a consulta novamente com os teus acompanhantes para, em conjunto, definirmos os passos seguintes.
Coordenação
Equipa
Dra. Susana Vilaça
Dra. Marcelina Castilho
Dra. Luísa Trindade
Dr. Jorge Quelhas
Dra. Filipa Rouxinol
Contactos
Fale connosco
22 605 64 50
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Avenida da Boavista, 171
4050-115
Porto