No Hospital Lusíadas Porto a Unidade da Voz dispõe de uma equipa multidisciplinar dedicada ao diagnóstico, orientação e terapêutica de indivíduos com alterações na voz ou com alterações da deglutição provocando disfagia alta.
A unidade está equipada com os mais modernos equipamentos para o diagnóstico das perturbações da voz incluindo:
-
Videoestroboscopia tridimensional laríngea,
-
Análise acústica da voz,
-
Electroglotografia,
-
Tecnologia PIET (para diagnóstico precoce de tumores),
-
Videoendoscopia da deglutição.
As consultas e os exames a realizar para o diagnóstico da patologia vocal são selecionados em função dos sintomas, estando a Unidade capaz de dar resposta a todos os problemas que afetam o aparelho vocal.
No que diz respeito à sintomatologia, o principal é a disfonia (rouquidão), podendo ter uma causa orgânica (nódulos, pólipos, paralisias, neoplasias, entre outros) ou funcional (sem lesão visível). Ainda que as doenças da voz sejam na sua maioria benignas, é sempre importante despistar a possibilidade de malignidade.
As perturbações relacionadas com a voz, afetam a população em geral (adultos e crianças) podendo ser congénitas ou adquiridas, mas afetam mais quem tem um uso profissional da voz (professores, cantores, vendedores, atores, entre outros). Os expostos a fatores de risco como tabaco, álcool e HPV têm um risco aumentado de doença maligna. As causas emocionais são causa frequente de alterações da voz.
A Unidade da Voz do Hospital Lusíadas Porto, está empenhada e equipada para diagnosticar e orientar todos os doentes com alterações da voz.
Tratamento
Sempre que há diagnóstico de perturbação ou doença, pode contar com o tratamento mais adequado ao seu caso, com total dedicação de uma equipa de profissionais de otorrinolaringologia e terapia da fala, que permitem uma adequada reabilitação e tratamento, independentemente da faixa etária.
Se houver necessidade de cirurgia, poderá contar com equipamentos modernos e que possibilitam tratamentos minimamente invasivos, como a cirurgia microscópica e o LASER CO2.
Portanto, perante uma alteração persistente da voz é muito importante consultar o seu otorrinolaringologista para fazer o diagnóstico adequado e, se necessário, o posterior tratamento.
Contactos
Fale connosco
22 605 64 50
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Avenida da Boavista, 171
4050-115
Porto