A Fenda Lábio-Palatina é a malformação congénita craniofacial mais frequente, envolvendo o lábio, o palato ou ambos.
No Hospital Lusíadas Porto, encontra uma equipa multidisciplinar de referência a nível nacional, com uma abordagem integrada e personalizada, em que o acompanhamento contínuo de excelência é uma premissa desde o diagnóstico pré-natal até à reabilitação total em adulto.
Fenda Lábio-Palatina
Cerca de uma em cada 700 crianças que nascem são portadoras de uma fenda labial, palatina ou lábio-palatina (em 2021, nasceram em Portugal 79 217 bebés, o que corresponderia a cerca de 114 nascidos com esta deformidade nesse ano).
O diagnóstico pode acontecer ainda no período gestacional (a partir das 20 semanas), no nascimento ou, em casos mais raros de fendas ocultas, tardiamente na adolescência ou idade adulta.
Sendo uma malformação da face, com alterações estéticas e funcionais, pode condicionar, desde logo, um impacto emocional profundo nos pais e comprometer o bem-estar físico e psicológico da criança.
Frequentemente cursa com:
-
uma sucção difícil, sendo, por vezes necessário fazer adaptações na forma de alimentação;
-
um mecanismo de deglutição alterado;
-
maior risco de infeções respiratórias com extensão ao ouvido que, se não forem tratadas atempadamente, podem levar a perda da audição;
-
comprometimento da fala;
-
alterações ósseas e dentárias diversas;
-
comprometimento no ajustamento psicológico da criança/jovem e da família.
No Hospital Lusíadas Porto, encontra uma equipa multidisciplinar dedicada ao estudo e tratamento destes pacientes, focada no desenvolvimento e atualização de protocolos de atuação a longo prazo, de acordo com cada caso clínico. Assim, o conhecimento de cada elemento da equipa não se restringe apenas à sua área, mas alarga-se também à dos outros colegas, permitindo, deste modo, considerar cada doente como um todo, o que contribui para o êxito do tratamento.
A nossa equipa tem como objetivos principais assegurar o melhor resultado estético, o equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e auditiva e uma fala funcional.
A Consulta de Grupo Multidisciplinar ocorre mensalmente de forma gratuita e está disponível para todos os pacientes durante o tempo necessário a garantir a sua total reabilitação e integração plena na sociedade.
Atualmente, são acompanhados cerca de 700 doentes na consulta, todos com contato direto com a equipa, sempre disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida.
Coordenação
Dr. Bessa Monteiro
Coordenador de Fenda Lábio-Palatina, Cirurgia Pediátrica: Hospital Lusíadas Porto
Unidades
Cirurgião Pediátrico
Coordenador da equipa
Cirurgiã Maxilo-Facial
Médico Dentista
Ortodontia
Médico Dentista
Ortodontia
Terapeuta da Fala
Terapeuta da Fala
Enfermeira
Contactos
Fale connosco
22 605 64 50
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Avenida da Boavista, 171
4050-115
Porto