Os petiscos de verão são saudáveis?
É difícil resistir aos petiscos de verão e não é isso que lhe vamos pedir, até porque estão associados a momentos de descontração, aos amigos e às férias. A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa apresenta alguns exemplos de petiscos muito consumidos e ensina-lhe não só a fazer as contas às calorias mas também às proteínas, lípidos e hidratos de carbono para que possa fazer as escolhas mais acertadas.
O caracol é um molusco, semelhante à amêijoa e ao berbigão mas é menos calórico, pelo que deve ser preferido em relação aos outros petiscos de verão.
Os queijos brancos (fresco, requeijão, mozarela, ricota) distinguem-se dos curados e amanteigados pelo menor teor em gordura e sódio e maior teor em água.
Os tremoços são uma excelente opção como petisco de verão, pelo seu reduzido teor calórico e pelo seu elevado aporte de água.
O que deve evitar quando come petiscos de verão
- Acompanhar os petiscos com bebidas alcoólicas. Em alternativa, consuma-as com moderação: recomenda-se 1 copo de vinho no caso das mulheres e até 2 copos, no caso dos homens;
- Repetir a dose. Sirva-se em pratos de sobremesa;
- Acompanhar os petiscos com pão ou tostas;
- Abusar dos fritos ou molhos.